TRATAMENTOS

Dermatologia Clínica e Preventiva

Dermatologia Clínica e Preventiva
A Dermatologia Clínica e Preventiva é a área de atuação que diagnostica, previne e trata doenças e problemas relacionados a pele e seus anexos, como cabelos, pelos e unhas.
Psoríase
Doença crônica que cursa com períodos de descontrole da proliferação celular e dos processos inflamatórios cutâneos resultando, geralmente em vermelhidão e descamação de cotovelos e joelhos principalmente, podendo atingir todo o corpo.
Micose
Infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos.
Acne
Processo inflamatório das glândulas sebáceas que cursa com proliferação celular e bacteriana associada a obstrução que atinge principalmente face e tórax.
Ceratose
Alteração da camada córnea (camada mais superficial da pele), com hipertrofia e aspecto escamoso ou verrucoso.
Dermatites
Grupo de doenças que causa inflamação da pele.
Queloide
Crescimento anormal de tecido de uma cicatriz que se forma no local de um traumatismo, corte ou cirurgia.
Hiperidrose
Suor excessivo.
Rosácea
Doença vascular inflamatória crônica da face que se manifesta com rubor e calor.
Vitiligo
Doença caracterizada pela perda da coloração da pele.
Lupus
Doença rara autoimune que causa danos que podem ser nos órgãos internos ou somente na pele.

Dermatologia Oncológica

Dermatologia Oncológica - câncer de pele
A Dermatologia Oncológica é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de câncer de pele.
Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular surge nas células basais, que se encontram na camada mais profunda da camada superior da pele (a epiderme). As manifestações das lesões mais frequentemente surgem em regiões expostas ao sol. Algumas lesões podem se assemelhar a lesões não cancerígenas, como eczema ou psoríase. Assim como outros tipos de câncer da pele, a exposição excessiva ao sol é a principal causa, mas não a única. O carcinoma basocelular é a lesão mais frequente entre os outros tipos de câncer de pele.
Melanoma maligno
O melanoma inicia nos melanócitos, que são as células da pele que produzem melanina. Ele surge na pele e pode ser fácil de identificar precocemente, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.
Carcinoma espinocelular
Carcinoma espinocelular, ou carcinoma epidermóide, é o tumor maligno originado nas células epiteliais presentes na pele e na camada escamosa das mucosas. São lesões que podem surgir de queratoses actínicas, se apresentar como lesões elevadas ou nódulos de coloração variada, com crescimento rápido que podem apresentar ulceração.

Dermatologia Cirúrgica

Dermatologia Cirúrgica
A Cirurgia Dermatológica engloba procedimentos realizados na pele, couro cabeludo e unha. Essa área da dermatologia, lida com o diagnóstico e tratamento por meio de técnicas inovadoras cirúrgicas, cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas.
Biópsias
A biópsia de pele é o mais comum procedimento dermatológico. O objetivo das biópsias de pele é aumentar a certeza do diagnóstico de doenças de pele, crescimentos, e erupções. O corte ou excisão da lesão da pele pode ser de uma parte ou sua remoção total, seguido de exame anatomopatológico.
Remoção de pintas, sinais, cistos, lipomas e tumores
Exérese é o nome dado ao procedimento cirúrgico de retirada de uma parte ou a totalidade de um órgão ou tecido.
Correção de cicatrizes
A cirurgia de correção de cicatriz reduz a cicatriz de modo que fique mais uniforme com o tom de pele e a textura circundante.
Realização de procedimentos com peelings e dermoabrasão
Procedimentos de remoção da camada externa da pele a fim de revelar uma pele mais jovem. Há peelings que penetram a pele mais profundamente e destroem células doentes da pele.
Cirurgia de unhas
O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente. Esse tipo de problema deve ser tratado pelo dermatologista no consultório. Se houver insucesso no tratamento clínico, é indicada a cirurgia. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, retirando até sua matriz e o canto que encrava, que poderá, então, crescer livremente. Cada caso de paciente é estudado em particular para que seja indicada a melhor opção de cirurgia.
Procedimentos a laser
Tecnologia que produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades. Na Dermatologia, esta forma de energia atinge determinado “alvo” na pele promovendo sua modificação física, química ou biológica. As suas principais indicações são: Melanoses solares; Melasma; Pigmentos de tatuagem; Pelos; Lesões vasculares; Rejuvenescimento; Estrias; Cabelos, entre outros.

Onicologia

Onicologia - doenças das unhas
A onicologia é uma subespecialidade da área da dermatologia que estuda toda e qualquer doença que envolve as unhas. Doenças mais comuns são unha encravada, a onicomicose e unhas frágeis. Além delas, existem doenças inflamatórias ungueais como a paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, líquen ungueal, entre outras. .
Granuloma Piogênico
Lesão vascular adquirida mediante trauma, a determinadas situações fisiológicas (por exemplo, gravidez) ou a certas medicações. Lesão de aparência avermelhada ou vinhosa, que fica presa à pele e sangra facilmente à manipulação.
Líquen
Doença inflamatória capaz de provocar alterações na raiz da unha, abaixo e ao redor da unha.
Micose
Infecções causadas por fungos.
Onicomicose
Infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, que forma a maior parte das unhas.
Paroníquia
Inflamação da pele em torno da unha.

Dermatologia Cosmiátrica

Dermatologia Cosmiátrica
A cosmiatria é a área da medicina que estuda e trata da beleza de forma aprofundada. A Dermatologia Cosmiátrica tem por finalidade, portanto, a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos.
Preenchimento
Procedimento que normalmente utiliza substâncias biocompatíveis e absorvíveis com finalidade de volumizar, elevar e melhorar contornos faciais e corporais, suavizando assim rugas e melhorando a aparência.
Peeling
Solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas. Haverá descamação e troca da pele, atuando no tratamento de manchas, acne, melasma, melhora das cicatrizes e do envelhecimento cutâneo.
Laser para depilação
Este tipo de depilação remove pelos de forma progressiva.
Laser para rejuvenescimento
Usado para rejuvenescer a pele do rosto e tirar manchas.
Microagulhamento
Pode ser feito na face para rejuvenescimento, melhora de rugas finas, melasma, rosácea, cicatrizes de acne, no corpo para estrias e no couro cabeludo para estímulo de crescimento capilar.

 Doenças do Cabelo

Doenças do cabelo
  • Calvície | Alopecia – Doenças que provocam a queda do cabelo.
  • Dermatite Seborreica – Inflamação no couro cabeludo que causa principalmente descamação e vermelhidão.
  • Estudo médico da queda de cabelo – A queda de cabelo se manifesta como várias formas de alopecia, que podem cursar com formas cicatriciais e não cicatriciais.
  • Estudo médico do couro cabeludo e a haste capilar – O couro cabeludo pode apresentar diversas doenças, como dermatites, psoríase, lúpus, doenças genéticas que podem ou não envolver o folículo piloso e a hastes capilares.
  • Avaliação médica da velocidade de crescimento capilar.